h1

Especial: Talib Kweli

Maio 12, 2009

É clássico e não é retrô, é novo e não é moderno. Isso é Talib Kweli. O MC, nascido no Brooklyn (New York), começou sua carreira como parceiro de Mos Def na dupla “Black Star” e, hoje, já tem 3 álbums solo lançados: Quality (2002), The Beautiful Struggle (2004) e Eardrum (2007).

Talib kweli 4

Black Star, além do nome da dupla, é o nome do primeiro e único álbum lançado, até agora. Lançado em 1998, o álbum homônimo fez os fãs de rap respirarem aliviados, ao verem que nem tudo estava perdido após a morte de Tupac e The Notorious B.I.G. , em 1996 e 1997, respectivamente.

blackstarA inteligência é o que predomina neste disco, diferenciando-o da maior parte dos lançamentos da época (E de hoje), em que a violência e o status predominavam. O discurso inteligente, com inúmeras referências a cultura africana e líderes pretos, politizado, anti-violência e totalmente poético da dupla é a base, também, da carreira solo de ambos.

qualityQuality (2002) é o primeiro álbum solo de Kweli. Conta com participações de Xzibit (Sim, o cara que apresenta o programa “Pimp my ride” é um rapper), Cocoa Brovaz e Bilal, cantor de Soul music. “Get By”, faixa de maior sucesso do álbum, foi produzida por Kanye West, desconhecido da grande mídia (Na época, ele só atuava como produtor), até então. Além da “Get By”, ele também produziu a faixa “Good To You”. O álbum também conta com produções do magnífico J Dilla e outros.

the-beautiful-struggleThe Beautiful Struggle, lançado em 2004, tem participação das cantoras Faith Evans, viúva de B.I.G., e Mary J. Blige, velhas conhecidas de quem ouve rap, pelas inúmeras aparições em refrões de músicas de vários artistas. Além delas, John Legend e Common também marcam presença. Produções de Kanye West, The Neptunes (Dupla formada por Pharrell Williams e Chad Hugo), Just Blaze, Hi-Tek, grande parceiro de Kweli e outros.

eardrumEardrum, de 2007, é o meu álbum preferido do rapper. Músicas sensacionais e participações de will.i.am (Black-eyed Peas), Justin Timberlake, Kanye West (Não só produzindo, mas rimando!), mestre KRS-One e DJ Jazzy Jeff, mandando scratches na música “NY Weather Report”. Produções de Madlib, will.i.am, Just Blaze, Kanye West, Hi-Tek, Sa-Ra, Justin Timberlake e outros.

talib kweli 2

Pra quem curte o verdadeiro Hip Hop e, até, pra quem (Ainda) não curte. Letras inteligentes, que abordam temas como a vida das pessoas em NY, questionamento dos padrões europeus de beleza (Para as mulheres, principalmente), preconceito e política, acompanhado de bons arranjos e batidas. Clássico!

Além disso, ainda tem a voz interessante do cara. Não é a toa que foi escolhido para dar voz ao personagem Trane, do jogo de video-game “Getting Up: Contents Under Pressure”, lançado em 2006 para o Playstation 2.

Talib Kweli tem algumas mixtapes lançadas e discos em parceria com outros músicos. Também participa de projetos sociais, documentários, comerciais de TV e rima em músicas de vários outros artistas. Seu novo disco, “Prisoner of Consciousness” está previsto para 2009. E dizem que o segundo disco do Black Star sai em 2010. Será? Sei lá. Tô no aguardo!

Talib Kweli 3

Lembram da primeira frase da matéria? Como não lembram, dêem uma olhada. Ela também vale pro modo de se vestir do Kweli. Simples, limpo e no estilo.

Talib Kweli (Jordan 3)

Fresh! E usando um Air Jordan III (Só pra não passar batido, heh).

Curtam “Get By”, seu maior sucesso comercial:

(Achem o Kanye West no vídeo)

– jun

Anúncios

4 comentários

  1. Vi ele no Indie Hip-Hop, você não. HAHAHA!


  2. Cê nem foi ao Indie, auhehuaea.


  3. Claro que fui, otário. Fui com a mulekada doida aqui da vila: Nenê, Peçanha, Cabeleira, Negreiros, Galack, Tião e Makulelê – só a galera da cultura das ruas.


    • Galack HAHAHUAHUAHUAHUHUAHUAAHUAHUHAUHHAHUAHUAHAHUAHUUHAHU



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: